Barber Pole ou poste de barbeiro – Conheça a história

Você sabe o que é Barber Pole? O famoso “poste de barbeiro” já foi um artefato para indicar as várias atividades desse profissional.

>> A história

Antigamente, encontrar um objeto desses pregado na frente da barbearia era sinal de que o barbeiro não fazia apenas barba e cortava cabelo. Indicava que ele podia extrair dentes, fazer sangria, cirurgias pequenas e trepanação.  Após os procedimentos, os barbeiros estendiam as ataduras em um poste para secar e para mostrar que naquele lugar se fazia certos serviços cirúrgicos, além de serviços convencionais de barbearias.

Com o passar do tempo, donos de Barbearias decidiram criar um objeto simbólico. Tal objeto passaria a representar bem a casa e os barbeiros não precisariam mais pendurar as ataduras na rua ou na janela. Foi então que surgiu o Barber Pole, com sua listras nas três cores e, na maioria, giratório.

Cada cor apresentada no poste tem um significado. Primeiramente, a cor vermelha representa as ataduras embebidas de sangue após procedimentos. Azul é o símbolo do sangue venoso, e a cor branca, por sua vez, representa as ataduras ainda sem uso. Já o metal é usado para representar as tigelas e outros elementos cirúrgicos.

>> Divisão da profissão

As primeiras Barbearias têm registro desde a Grécia Antiga, mas o “poste de barbeiro” começou a ser usado por volta de 1200.  Nessa época era comum identificar estabelecimentos com símbolos ou desenhos, uma vez que boa parte da população sofria com o analfabetismo. Algumas barbearias apresentavam o Barber Pole somente nas cores azul e branca. Isso significava que o barbeiro não executava serviços de cirurgião. Quando foi proibida a função de cirurgião por parte dos barbeiros na Inglaterra, os dentistas e médicos começaram a usar o barber pole nas cores vermelho e branco. Assim, ficou determinado que os barbeiros usariam as cores azul e branco.

Após a extinção total do uso do barber por médicos e dentistas, os barbeiros uniram as três cores em referência a Bandeira Nacional Americana e criaram o barber pole que hoje conhecemos bem e que está fixado em muitas barbearias mundo afora.

Tamanha é sua popularidade e importância que, em Forest Groove, no estado americano de Oregon, encontra-se o maior barber pole do mundo. São 22 metros de altura em homenagem aos barbeiros da região.  O artefato colorido, ilustrando as cores da Bandeira Americana, já foi um símbolo muito forte no passado nos Estados Unidos. Hoje retorna para não só decorar as barbearias que trazem um estilo vintage, como também para atuar no seu papel principal nas fachadas.

Esse resgate da pegada vintage ou retrô nas barbearias faz parte também de um resgate do próprio ofício do barbeiro. A decoração old school, as cadeiras em couro, o uniforme dos barbeiros (com direito a suspensório), e as navalhas – junto ao barber pole –  ajudam a compor essa atmosfera que faz tanto sucesso.

 

 

Compartilhe este conteúdo: