Cor da barba diferente da cor do cabelo

Você já deve ter visto por aí barbudos com a barba da cor diferente da cor do cabelo. Isso porque alguns homens resolvem pintar a barba e/ou cabelo para ficar com uma cor diferente. O que você talvez são saiba é que isso pode acontecer naturalmente para muitos barbados. A cor do cabelo ou pelos no seu corpo é primariamente determinada pelos níveis de pigmentação nos folículos capilares. Cada folículo contém uma mistura de melanina, que pode ser composta por eumelanina (responsável pela cor acastanhada ou preta) e feomelanina (responsável pela cor avermelhada ou amarelada).

Os genes libertários

Algumas combinações de proporção das duas classes de melanina resultam em diferentes tonalidades, como, por exemplo: +EUMELANINA  e -FEOMELANINA= + CASTANHO ou PRETO  e/ou -EUMELANINA e +FEOMELANINA= +RUIVA ou LOIRA .

A diferença na cor de barba para cabelo acontece pelo diferente grupo de folículos capilares que possuem diferentes combinações de melanina. Há uma diferença na distribuição na proporção de eumelanina e feomelanina como visto no diagrama acima. Isso acontece por conta de um fenômeno chamado “genes libertários”, também conhecidos como genes dominantes incompletos. Isso significa que, dependendo da combinação genética de um indivíduo, tanto os genes dos tons escuros quantos os genes responsáveis pelas cores claras podem predominar.

Por esse motivo não é raro encontrar um indivíduo com cabelo preto e barba ruiva, ou cabelo castanho e barba loira e até mesmo mais de uma cor na barba. Prova disso é a lista de atores e famosos que apresentam essa característica. Entre eles, podemos citar David Beckham,  Chris Hemsworth, Michael Fassbander, Christian Bale, David Beckham , Chris Evans, entre outros.

Cuidados e manutenção

Atenção: a exposição ao Sol pode ser um fator que provoca o clareamento dos fios e, por isso, é importante manter os fios hidratados.

Porém, se você gosta dessa diferença de cor entre cabelo e barba e não passa por esse processo natural, você pode usar tinturas específicas para os fios da barba. Certamente o seu barbeiro saberá indicar a melhor. Se for fazer mesmo, fique atento na frequência de uso, pois o excesso pode causar irritações na pele e ressecar os fios.

Para quem tem essa diferença entre os tons dos fios e não gosta muito do visual, também é possível tonalizá-los. Para isso, vá ao ser barbeiro de confiança e não esqueça de fazer um teste de alergia! Aproveite a visita para perguntar quais são os produtos adequados para conversar a cor e manter sua barba saudável.

A verdade é que sendo barba e cabelo com cores diferentes, a combinação pode ficar bem estilosa 😉

Compartilhe este conteúdo: