Dermatite na barba – o que é, sintomas e tratamento

A dermatite na região da barba pode causar incômodo à boa parte dos barbudos. A barba, assim como o cabelo, precisa de cuidados para se manter saudável e bonita. Entre os problemas dermatológicos mais comuns entre os homens estão as dermatites faciais – que trazem desconforto e constrangimento com alergias, irritações na pele, coceiras e caspa. Ao contrário do que se pode pensar, a dermatite não está associada à falta de higiene. Em muitos casos, os motivos são predisposições genéticas, pele ressecada e desidratação dos pelos.

Predisposição genética

Não há uma comprovação científica que afirme que um indivíduo vá desenvolver caspa, mas sim que existe propensão. Estudos levam a crer que este seja um dos fatores que mais explicam a ocorrência da dermatite. Para quem tem a predisposição ao desenvolvimento da patologia, a caspa pode ser mais intensa, dependendo do estado emocional do indivíduo. Em alguns casos, a caspa é a consequência de uma fase de stress ou ataque de nervos. Se este for o caso, a dermatite pode tomar tamanha proporção obrigando o indivíduo a raspar a barba para poder tratar a pele.

Ressecamento e desidratação

A pele seca ou ressecada costuma descamar com mais facilidade, e se há excesso de pelos na região, é quase impossível que a caspa não apareça. Para que isso seja evitado, hidratar bem a pele é fundamental. Há produtos próprios para cada tipo de pele, como sabonetes, xampus, óleos para a barba e balms para os pelos. A água termal pode ser uma aliada importante na hidratação.

A desidratação dos fios é o terceiro motivo para que a caspa apareça. Por eles serem mais grossos e secos, diferentes dos fios de cabelo, a hidratação precisa ser redobrada para prevenção da dermatite.

Tratamento para dermatite na barba

Especialistas no assunto indicam fazer uma esfoliação na pele, pelo menos, duas vezes por semana. A esfoliação remove as células mortas e previne pelos encravados. Lavar a barba após as refeições também é essencial. A limpeza da pele evita que resíduos se alojem nos fios sem que você perceba. Nunca deixe a barba molhada e úmida. Isso pode facilitar e promover a proliferação de fungos e bactérias.

Para evitar a dermatite, use xampus e óleos específicos para a barba. Se você tem problemas já diagnosticados de pele, procure sempre usar a medicação indicada e o tratamento adequado dado a você por um profissional. Uma dica importante: evite o xampu de cabelo na barba, pois geralmente o couro cabeludo é mais oleoso e os produtos são mais fortes. Isso pode ajudar no ressecamento dos fios.

Procure um dermatologista que possa orientar sobre a patologia e o tratamento correto para o seu tipo de pele. Faça a higiene correta e a hidratação da sua pele e fios. Isso vai deixar sua barba mais charmosa!

Compartilhe este conteúdo: