Dicas de como cuidar da barba no inverno
O inverno é uma das épocas mais gostosas do ano, mas com as temperaturas lá embaixo alguns cuidados são necessários para manter a saúde e beleza da barba. Para isso, é fundamental uma pequena rotina para assegurar que os fios fiquem bem cuidados e hidratados.
>> Evite água muito quente
Apesar do aconchego que a água quente proporciona nas estações mais frias, é preciso ter cuidado e evitar temperaturas excessivas. Quanto mais quente, mais a água remove os óleos naturais que ajudam a manter a hidratação (tanto da pele, quanto dos pelos). Isso pode causar ressecamento e descamação – e também efeito rebote, aumentando ainda mais a produção de oleosidade.
O ideal para a pele é sempre água fria. Como isso é impraticável para a maioria das pessoas no inverno, a dica é usar no máximo água morna, ou lavar o rosto e barba na pia.
>> Use produtos especiais para barba
Produtos específicos para a barba fazem muita diferença. Usar shampoos, balms e hidratantes pensados para essa parte do corpo é sempre o mais adequado, por isso evite shampoos ou condicionadores para cabelos. Isso porque shampoos comuns têm sua formulação criada para o couro cabeludo, que tem diferente espessura e oleosidade. Sem a hidratação natural da pele, por consequência a barba resseca.
Nesse caso, a melhor dica para manter a barba e pele saudáveis é utilizar os produtos específicos pensados para cuidar e tratar bem essa região.
A hidratação é um dos pontos mais essenciais para a saúde e beleza da barba. Use condicionador específico após o shampoo para estabilizar o Ph dos fios. Óleos e balms também são ótimos para, além de hidratar, formar uma película que protege os fios. A quantidade ideal varia de barba para barba, comece experimentando uma quantia pequena do produto e vá aumentando gradativamente conforme a necessidade. No frio, é normal precisar de um pouco mais de produto para garantir o resultado.
>> Mantenha a barba sequinha
Assim como manter a barba limpa, secá-la adequadamente também é fundamental para a saúde e beleza dos fios. Com menor incidência de sol (e mais umidade em algumas regiões), é necessário um pouco mais de manutenção nesse sentido, principalmente para quem tem barbas longas.
Para isso, use uma toalha seca esfregando suavemente. Muito atrito pode causar danos. O secador também pode ser uma boa opção, mas lembre-se de usar sempre os jatos mais frios. Ar muito quente também danifica os fios, deixando os pelos mais quebradiços e sensíveis, além de queimar a pele.
Dica: existem também produtos para passar antes de utilizar o secador que ajudam a proteger do calor e dos malefícios ocasionados por ele.
>> Não esqueça do pente para barba
Assim como os cabelos, os fios da barba também precisam ser penteados para não embaraçar e estarem sempre alinhados. Além disso, ajudam a espalhar de forma mais uniforme os produtos hidratantes como os balms e óleos. O Contato do pente com a pele também estimula a circulação – o que ajuda no crescimento da barba. Para isso, tenha sempre seu Barbarang em mãos.
>> Dica bônus: Chapinha/prancha para barba
Uma novidade que vem ganhando cada vez mais espaço, a chapinha ou prancha para barba é a aposta para quem busca ainda mais reforço para mantê-la alinhada. O produto é ideal para quem tem fios mais longos e mais rebeldes.
A grande vantagem do produto é conseguir construir um novo visual para os barbados em apenas alguns minutos. Alguns modelos no mercado já são projetados para evitar o calor excessivo que danifica os fios. Outro ponto interessante é o seu tamanho – portáteis, podem ser facilmente transportadas.
Curtiu as dicas? Siga a gente no Instagram para não perder os conteúdos do Barbarang 😉