Dicas para evitar caspa na barba

A caspa na barba pode ser mais simples de tratar e evitar do que você imagina. A dermatite seborreica no couro cabeludo – popularmente conhecida como caspa – é uma inflamação acompanhada por descamação branca e pode causar coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas. 

Geralmente é mais comum no cabelo, mas também pode ser frequente na barba. As principais causas podem ser pele seca, excesso de oleosidade, sujeira acumulada, fungos, entre outros fatores.

A barba tem fios mais grossos e ressecam com maior frequência do que os fios ligados diretamente ao couro cabeludo. Com isso, o rosto não consegue hidratar o pelo suficientemente e os fios ficam ressecados, propiciando o aparecimento das caspas.

Como evitar

– Limpeza

Já falamos por aqui de como é importante fazer uma boa limpeza na barba. Não é só aquela jogadinha de água. É preciso lavar os fios todos os dias: no banho e após as refeições também. Além disso, o ideal é usar um produto adequado para o seu tipo de barba. Assim como os fios do cabelo, os do rosto também precisam de uma atenção especial e hoje o que não faltam são itens especializados nesse quesito.

– Hidratação

Um dos pilares para o cuidado com a barba é a hidratação. Além disso, é uma das medidas mais eficazes para evitar a caspa, por isso, hidrate a sua barba pelo menos uma vez ao dia, usando óleo específico para o seu tipo de pelo, seja ele oleoso ou seco.

– Esfoliação

Assim como a pele precisa ser esfoliada para remoção das células mortas, o mesmo acontece com a barba. Esse processo auxilia na renovação da pele, retirando as impurezas e prevenindo pelos encravados e espinhas, dando um ar mais revigorado e limpo ao rosto.

– Evite tocar na barba

As mãos podem transportar fungos e bactérias para a barba, sabia? Por isso, evite ao máximo tocar nos fios do rosto para evitar também a caspa. Muitas vezes é um hábito ficar puxando a barba, mas tocando nos fios você pode estar levando mais oleosidade para o local. Caso você não consiga se livrar desse vicio tão facilmente, experimente utilizar o pente Barbarang em vez dos dedos para ficar modelando os fios.

Gostou das dicas? Que tal já organizar o seu kit de prevenção à caspa e começar a cuidar melhor da sua barba hoje mesmo?

Compartilhe este conteúdo: