Foliculite na barba – o que é e como evitar

Você já ouviu falar em foliculite na barba? A inflamação que ocorre nos folículos, geralmente após o barbear, é também conhecida como pseudofoliculite. Esse tipo de infecção pode ocorrer em qualquer região do corpo onde existam folículos pilosos (onde há nascimentos de pelos).

De acordo com o Portal Drauzio Varella, essa inflamação pode ocorrer em pessoas de qualquer gênero, idade. No entanto, pessoas negras, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade estão mais propensas.

Essa inflamação, em geral, tem início na região do pescoço e pode ser alastrar para o rosto, provocando sintomas desagradáveis. Entre eles, podem ser citados coceiras, vermelhidão e pequenas bolhas que podem infeccionar, formando abscessos com pus. Em alguns casos mais leves, a foliculite desaparece com o tempo. Para isso, é necessária atenção à higiene diária e manutenção da hidratação da pele (lavar o rosto com água fria e usar cremes próprios para o barbear). Em casos mais graves, os abscessos são seguidos de dor e incômodo.  A visita a um dermatologista para um tratamento mais eficaz é a melhor indicação, independente da gravidade. Afinal de contas, o tratamento mais indicado só pode ser dado pelo seu médico e depende muito da intensidade do caso e a frequência.

A foliculite é causada por pelos encravados e também pode ser causada pela Staphyloccos Aureus, uma bactéria que se aloja na pele ou por fungos.  A depilação a laser pode ser uma opção de tratamento para quem sofre de foliculite na barba. O laser utilizado emite um comprimento de onda que danifica o pelo, diminuindo e evitando a incidência de inflamações e pelos encravados.

Pseudofoliculite da barba (coceira de barbeiro)

Nesse caso se trata da inflamação causada por pelos encravados. É mais comum em homens negros adultos, especialmente no rosto e pescoço. Quem faz depilação com certa quente também está sujeito a desenvolver reação inflamatória  na região das axilas e da virilha.

Foliculite ou sicose da barba (foliculite profunda)

O agente transmissor desse tipo de inflamação também é o Staphilococcus aureus. As lesões causadas surgem na região da barba (face, lábio superior, queixo e mandíbula) dos homens adultos. É importante salientar que repetir o barbeamento pode agravar o quadro de infecção e deixar cicatrizes.

Alguns cuidados podem ajudar a prevenir a foliculite. Confira:

– tente fazer a barba uma vez por semana;

– use lâminas novas a cada vez que for barbear;

– cortar sempre no sentido do crescimento dos pelos;

– evitar passar a lâmina no mesmo local duas vezes;

– passar um creme hidratante após o barbear;

– se você estiver com foliculite, evite estourar as bolhas ou arrancar os pelos.

Compartilhe este conteúdo: