Lâminas X barbeadores elétricos – Qual o melhor?

Lâminas ou barbeadores elétricos, você sabe qual o melhor opção para sua barba? Isso depende muito do seu estilo de barba, da sensibilidade da pele e na frequência que esses aparelhos serão usados. Cada método tem suas especificidades, vantagens e desvantagens. Leve em conta a praticidade, conforto e economia que cada aparador proporciona. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher o barbeador adequado:

>> Os barbeadores elétricos

São mais práticos, mais fáceis e mais rápidos também, pois não precisam de cremes ou espumas de barbear. Esse aparelho é indicado, principalmente, para quem tem pele sensível. Segundo os especialistas em barbas, os aparelhos de barbear elétricos são excelentes para fazer o contorno dos pelos grossos e definidos. São considerados melhores que as lâminas e um dos melhores métodos para retirar a barba. Além disso, são boas opções para quem tem medo do corte, pois as chances de acidentes são nulas.

Porém, existem alguns pontos negativos. Os barbeadores possuem um sistema que age como uma pinça. Tal sistema puxa o pelo para dentro do aparelho e depois o corta mais abruptamente que as lâminas duplas e triplas. Nesse caso, o pelo está seco e os poros estão contraídos e há a obstrução do orifício do pelo, causando irritação na pele.

>> As lâminas descartáveis

São populares por serem consideradas como o método mais preciso, deixando a pele lisa. Além disso, são mais acessíveis e tradicionais. Existem opções com preços irrisórios, até lâminas especiais com maior valor agregado. No caso da lâmina, é indicado passar a linha de corte na direção em que os fios crescem.

Com a lâmina é preciso usar um creme ou uma espuma para barbear, para que a pele não fique irritada ou para que você não provoque cortes na pele seca. Os cremes para barbear ajudam a amolecer os fios e facilita o deslizar da lâmina. Porém, você precisa ter cuidado com o seu aparelho. As lâminas também gastam e e quando muito usadas podem aumentar consideravelmente as chances de cortes e irritações na pele, podendo levar a um quadro de vermelhidão no rosto. Para evitar que isso ocorra, note o estado da fita de lubrificação do aparelho e se estiver começando a ficar gasta, troque o aparelho.

>> As navalhas para barbear

Além da precisão da mão ao rosto, usar navalhas compreende, para alguns homens, um verdadeiro ritual. Tal ritual antigo segue algumas etapas: toalha quente, cremes, a direção da lâmina.

Em primeiro lugar, deve-se hidratar o rosto com hidratante para que a pele não fique irritada com a lâmina. Depois, você deve aplicar uma tolha quente para o barbear ficar mais macio e para que a pele não sofra irritações. Quando a toalha começar a esfriar, retire-a e passe uma espuma de barba que deverá estar aquecida também. Apenas misture a espuma de barba com água quente e pronto. Espalhe no rosto e inicie o processo passando a navalha para o sentido que os fios crescem. Após o barbear, aplique de novo uma toalha quente para retirar os resíduos e passe uma loção pós-barba.

São três opções diferentes para você decidir em como cuidar de sua barba. O legal é experimentar todos para ver qual você se adapta melhor.

 

Compartilhe este conteúdo: