Quais são as máscaras ideais para os barbudos?

Achar máscaras para barbudos têm sido um desafio ultimamente. Afinal de contas, a proteção facial ajuda a evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), como reconhece o Ministério da Saúde. No entanto, achar um modelo que cubra todos os pelos é a aposta da vez.

Além disso, as máscaras precisam ser bem utilizadas para que realmente haja proteção. E quem tem a barba muito longa, precisa redobrar os cuidados para não deixar aberturas no rosto, que possam propiciar uma contaminação pelo vírus, por exemplo.

Máscaras para barbudos

O ideal para quem tem a barba grande, são os modelos de máscaras maiores e que envolvem bem a lateral do rosto ou cobrem 360 graus, como bandanas ou “neck tubes”, muito utilizada por ciclistas, por exemplo. Este modelo protege o rosto e o pescoço, inclusive. O mercado, é claro que já pensou nos barbudos, e já está comercializando modelos adaptados para quem não deixa os fios do rosto de fora, literalmente.

Exemplo é a marca Lara Luiza, de São Paulo, que criou recentemente a proteção específica para barbudos, com tecido de fibra natural viscose e/ou algodão com uma camada de tnt interna.

Proteção em primeiro lugar

Mas independentemente do modelo de máscara, o mais importante é estar bem protegido. Barba amassada, por exemplo, damos um jeito com o pente Barbarang, mas a sua segurança deve ser posta em primeiro lugar sempre. Por isso, este não é o momento para abrirmos mão de usar a proteção facial. Se trata de um bem maior: a saúde.

Devo tirar a barba?

De acordo com reportagem da Revista Saúde, não existe recomendação oficial sobre tirar a barba. Ou seja, ao contrário do que se diz por aí, nenhum órgão de saúde estimula os homens em geral a abrirem mão da barba.

O infectologista João Prats, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, conta, que o único consenso a respeito do tema diz respeito a profissionais da área de saúde que precisam usar máscaras ou respiradores no dia a dia.

Higienizar sempre

Já falamos por aqui várias vezes, mas não custa relembrar, sobre a importância de uma boa limpeza na barba. Não é só passar uma água e dar uma esfregadinha durante o banho, por exemplo. É preciso lavar com xampu adequado! Além disso, o ideal seria dar uma boa higienizada sempre após as refeições também. Já que os pelos podem reter sujeiras que vão se acumulando no decorrer do dia.

Da mesma forma, com a pandemia de coronavírus, o hábito de lavar as mãos tem sido reforçado a todo instante, algo que deveria fazer parte da nossa rotina. Com a barba é a mesma coisa. Sempre que você voltar da rua, lave as mãos, tire a máscara pelos elásticos, tome um banho e lave bem seus fios do rosto. A limpeza é a nossa maior amiga neste momento de incertezas.

E aí, gostou das dicas? Também é bom ter várias máscaras, assim enquanto uma seca você já tem uma na gaveta prontinha para o uso. Se amassar muito os fios, depois de estar em casa, de banho tomado, dê aquela caprichada passando o pente Barbarang. Logo você poderá desfilar sua barba por aí tranquilamente. Até lá, seguimos nos cuidando, pois vai passar! Certamente!

Compartilhe este conteúdo: