A importância de se manter conectado à família

O Dia Internacional da Família, que foi celebrado em 15 de maio, será mais uma vez comemorado à distância em muitos lares, devido à pandemia de coronavírus. O momento ainda não permite a visita de familiares, os abraços calorosos ou até mesmo os beijos carinhosos, por exemplo. Mas manter-se conectado à família mesmo durante esse período de isolamento social é fundamental. Afinal de contas, a família é o nosso porto seguro, não é mesmo? 

Função da família

De acordo com o professor doutor Adriano Vaz Serra, diretor do serviço de psiquiatria dos hospitais da Universidade de Coimbra, entre 1973 e 2010, “a família tem como função primordial a de proteção, tendo, sobretudo, potencialidades para dar apoio emocional para a resolução de problemas e conflitos. Ela pode formar uma barreira defensiva contra agressões externas, ajudando a manter a saúde física e mental do indivíduo, por constituir o maior recurso natural para lidar com situações potencializadoras de estresse associadas à vida na comunidade”.

Serra faleceu em 2019, aos 79 anos, mas deixou uma definição perfeita para o atual momento em que vivemos. 

Matando a saudade 

Uma das maneiras encontradas por várias famílias para se manterem conectadas têm sido as videochamadas. A conferência não substitui o contato presencial, é claro, mas tem o objetivo de reunir o grupo familiar, mesmo que por meio de uma tela, e, assim, matar um pouquinho da saudade. 

Além disso, durante a pandemia ficamos muito tempo em casa, privados de atividades ao ar livre. Isso pode nos fazer sentir frustrados muitas vezes. Nesse sentido, manter-se conectado à família é um movimento capaz de lembrar a importância de nos cuidarmos e zelarmos pela saúde do próximo, para que em breve possamos estar juntos novamente.  

Origem da data 

O Dia Internacional da Família foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), durante uma reunião feita em 20 de setembro de 1993. A data foi celebrada pela primeira vez no ano seguinte. 

Esse dia foi criado para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos. Vale ressaltar que o Dia Internacional da Família também deve ser pautado na diversidade de tipos e configurações familiares. Acima de tudo, é importante lembrarmos que todas as famílias, e as pessoas que as compõem, merecem respeito. 

E você, quais soluções tem encontrado para estar conectado a família? Conta pra gente nos comentários! 

Compartilhe este conteúdo: