Costeleta: estilo de barba lateral com pegada retrô

Não é de hoje que uma onda retrô tem surgido resgatando elementos vintage, desde roupas, a estilo e beleza. Diversos cortes e penteados antigos voltaram também à moda. E com a barba não foi diferente: nesse contexto de antigo sendo repaginado, as costeletas suíças também reaparecem no rosto.

Esse visual clássico com costeletas inicia no pé do cabelo, passando pelas bochechas, e se juntando ao bigode. Para alguns barbudos, a costeleta, também conhecidas como mutton chops, nunca saíram de moda. O que ocorreu foi que, com a paixão pela barba cada vez mais cheia, as costeletas acabaram se camuflando em meios aos fios. Uma vez que a barba está ligada a ela, não se consegue distinguir, pois há um preenchimento total.

Algumas inspirações para um visual com costeleta: os músicos Elvis Presley e John Lennon, o personagem Wolverine vivido pelo icônico Hugh Jackman, e o ator hollywoodiano James Dean. 

Se você pensa em aderir ao visual, lembre-se que é importante tomar cuidado na hora de escolher a costeleta.

Algumas dicas importantes para barba com costeleta:

– Se você tem o rosto muito cheio, quadrado ou arredondado, adotar costeleta é um artifício para alongar e afinar as linhas.

– Se você tiver o rosto muito fino e comprido, prefira costeletas mais curtas com 2cm a 3cm no máximo.

Se você optar por um modo mais moderninho use-as longas, mas se preferir um ar mais formal e comportado, deixe no tamanho da linha do lóbulo da orelha. Então, para que o desenho saia como previsto, use aparador ou lâmina de barbear.  No comprimento, apare os fios com máquina e tesoura.

– A barba costeleta precisa combinar com o corte de cabelo. Para quem tem madeixas curtas ou baixas, o ideal são as costeletas curtas e baixas. Quem tem cabelos mais longos, pode abusar da costeleta volumosa e cheia. 

– As costeletas devem ser simétricas dos dois lados do rosto, como se fossem o reflexo uma da outra. Por isso, cuidado ao apará-las para que não tenham diferença de altura, comprimento ou volume entre si, desarmonizando o rosto.

– Shampoo e pomada para barba são essenciais para cuidar das suas costeletas. Manter a barba aparada nas áreas que ajudem a destacá-las também é uma boa ideia.

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: