Dicas para se estressar menos no fim do ano

Todo final de ano é uma correria. Compra de presentes de Natal, quitação de contas, preparativos da ceia ou da viagem com a família, e por aí vai. Com isso, há quem acabe dominado pelo estresse no fim do ano, ou até doente. Afinal de contas, são várias as demandas e as cobranças nesse período.

De acordo com reportagem recente do UOL, existem dados que apontam que o nível de estresse no fim do ano é naturalmente maior, se comparado a qualquer outro períodos do ano. E 2021 foi um ano atípico, cheio de medos, incertezas e ainda aguardamos um desfecho para a pandemia, ou seja, a vacina contra o coronavírus.

Além de ter sido um ano em que não pudemos ficar perto da família e amigos, teve quem ficou desempregado e aqueles que perderam quem mais amavam. Isso acabou desmotivando ainda mais quem já não estava bem.

Quando ficamos estressados o corpo dá diversos sinais, como dor e tensão muscular, insônia, problemas intestinais. O estresse afeta também a nossa imunidade, algo que precisamos estar ainda mais atentos devido à propagação do coronavírus.

Uma nova página em branco

Mas, apesar de tudo, ainda temos esperança. Se levantamos da cama todos os dias, com certeza é por algo que nos move e traz a expectativa de dias melhores. Com a chegada de um novo ano, temos uma nova página em branco para escrever nossa história. Traçamos objetivos e fazemos o possível para atingi-los. Uma das principais metas de boa parte da população é ter hábitos mais saudáveis. Que tal traçar isso para 2021?

Hábitos para cultivar em 2021

Que tal começar as mudanças de hábitos por aquele famoso “desembalar menos e descascar mais”? Consumir mais frutas, menos refrigerante, diminuir o consumo de carne. Escolha o hábito que for mais fácil, entre tantos outros, e apenas comece.

Iniciar uma atividade física também é uma boa pedida, pois a endorfina liberada no exercício tem poder de proporcionar prazer e bem-estar. A pandemia mostrou que é possível se manter ativo mesmo em quarentena. Teve até quem realizou provas de corrida na sala de casa, tudo para não perder o condicionamento e se sentir bem.

Não esqueça também de se hidratar. A água tem inúmeros benefícios que vão além de matar a sede: ela melhora a elasticidade e a hidratação da pele, é essencial para o bom funcionamento do cérebro, funciona como combustível para os músculos e células, ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos que consumimos, entre outros benefícios.

E aí, gostou das dicas? Pronto para ter um fim de ano sem estresse, e começar 2021 cheio de novos – e bons! – hábitos? Trace a sua meta para 2021 e mude sem medo! Afinal, ser saudável é uma escolha diária.

Compartilhe este conteúdo: