Setembro Amarelo: cuide da saúde mental

Quando falamos em saúde, a maioria das pessoas imagina uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Mas também precisamos falar sobre saúde mental. Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, um tema cada vez mais necessário de ser abordado. Essa campanha surgiu no Brasil em 2015, e a cada ano ganha mais apoio.

Com a pandemia de coronavírus, a vida de muitas pessoas virou de cabeça para baixo. Algumas começaram a trabalhar de casa, outras perderam sua fonte de renda, ou tiveram que dar conta de cuidar das crianças, do lar e dos pets ao mesmo tempo em que viram, pela televisão, notícias de milhares de pessoas vitimadas pela Covid-19. Outras inúmeras pessoas perderam quem mais amavam para a doença.

Com tantas notícias que não gostaríamos de ficar sabendo e uma sobrecarga, seja no trabalho ou em casa, a sociedade tem ficado mais vulnerável. Pensando nisso, preparamos dicas para você se fortalecer e que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental. Confira:

Estabeleça uma rotina

Muitas pessoas sentem saudade da rotina que tinham antes do coronavírus. Mas estabelecer uma nova rotina diante do isolamento social também é importante. Acorde, tome café, saia com o cachorro, trabalhe, almoce, etc. Assim você organiza melhor as tarefas e ainda faz sobrar um tempinho para uma atividade extra que queira, ou até mesmo para ficar sem fazer nada. Isso vai incentivar você a fazer tudo que precisa durante o dia e não ficar sobrecarregado.

Descanse

Ah, e você não precisa sempre dar conta de tudo, viu? Somos humanos, também cansamos. Se você precisar, dê uma pausa. Descanse e volte quando se sentir melhor.

Faça atividade física

As vantagens de praticar uma atividade física são inúmeras. Perda de peso, aumento da disposição, melhora da postura e por aí vai. Além disso, o exercício é um aliado no combate ao estresse e cansaço. Por meio deles também liberamos a famosa endorfina, que dá uma sensação de bem-estar, conforto, melhora o nosso estado de humor e aumenta a sensação de alegria. Tudo que precisamos, né?

Cuide da alimentação

É clichê falar sobre a importância de uma alimentação equilibrada, mas não custa lembrar, não é mesmo? Beba água, coma frutas e vegetais, prefira descascar mais e desembalar menos, evite tudo que é em excesso, e você terá mais disposição no dia a dia.

Se mime

Se permita mimos e presentes de vez em quando. Não precisa ser algo material, pois não é preciso comprar coisas para ser feliz. Mas às vezes uma pequena quebra na rotina pode te fazer feliz. Desde assinar uma plataforma de streaming até experimentar aquela pizza nova que chegou na sua cidade.

Procure ajuda

Se precisar procure ajuda. O Centro de Valorização à Vida (CVV) está diariamente e 24h por dia disponível pelo telefone 188. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Lembre-se que todas essas dicas valem tanto pra nós mesmos quanto para as pessoas ao nosso redor. Se você precisa de ajuda, não tenha medo de se abrir para o outro, seja um psicólogo ou um amigo de confiança, por exemplo. E se perceber que algum amigo não está bem, esteja à disposição para ajudar. Somos humanos e precisamos uns dos outros. A ajuda salva vidas e muitas vezes é tudo que precisamos para seguir em frente com a saúde mental em dia.

Compartilhe este conteúdo: