Veja aqui como ter cuidado com saúde e alimentação

O Dia da Saúde e Nutrição é lembrado em 31 de março e tem como objetivo propor uma reflexão sobre hábitos alimentares. Você sabia que a prevenção para problemas de saúde começa pelo prato? Isso porque saúde e alimentação estão muito mais ligadas do que a já conhecida máxima de que é preciso comer bem para ser saudável.

Saúde masculina

Os homens têm uma tendência natural a cuidar menos da saúde e alimentação. Mas uma nutrição adequada e refeições saudáveis ajudam, a longo prazo, a diminuir o índice de doenças. Problemas graves e que podem ser fatais, como o câncer de próstata, tão frequente após os 40 anos, podem ser evitados por hábitos saudáveis.

De acordo com a nutricionista Hallina Hayalla, em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, “aminoácidos essenciais, a exemplo dos vegetais verdes escuros, como brócolis e espinafre, elevam os níveis de testosterona e contêm compostos que ajudam a prevenir várias doenças, incluindo o câncer”. Ela destaca, ainda, que o tomate e demais alimentos de casca vermelha possuem um nutriente chamado licopeno, que tem a capacidade de neutralizar os radicais livres no corpo, através de ação antioxidante.

Medo de descobrir doenças

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de todas as consultas médicas anuais, apenas 35% são de pacientes masculinos. Mas isso não quer dizer que os homens fiquem menos doentes, nem que precisem de menos cuidados com a saúde.

Na verdade, segundo o coordenador de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Danilo Campos, “os homens têm medo de descobrir doenças, não se alimentam adequadamente, além de não praticarem atividade física com regularidade”.

Isso pode explicar porque, no Brasil, os homens vivem em média 7 anos a menos do que as mulheres. Eles ainda têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e a pressão arterial mais elevada. O Ministério da Saúde destaca ainda que cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde é uma consequência das nossas escolhas e hábitos de vida, e não da genética.

Suplementação adequada

Atualmente, são inúmeras as opções de suplementos no mercado. Há aqueles que prometem mais força, como a creatina, ou disposição, como a cafeína. Mas existe uma suplementação específica para homens e mulheres?

De acordo com o nutricionista esportivo Rafael Holanda em entrevista ao Globo Esporte, “independentemente do sexo, cada tipo de treino exerce uma resposta hormonal e metabólica diferente. Mas sendo homem ou mulher não é igual mesmo, pois cada indivíduo traz características próprias. Traz deficiências ou excessos nos parâmetros bioquímicos, traz deficiência ou excesso em relação à composição corporal e traz uma rotina de vida que difere muito entre os indivíduos”.

Para o profissional, “o marketing voltado a um produto feminino ou masculino, no contexto geral da indústria de suplementos, é para chamar a atenção do cliente para a compra. O que se pode confiar sempre é num estilo de vida saudável, com uma boa alimentação, bom treino, bom descanso e boa suplementação que promovam os resultados esperados”.

E você, está aproveitando a pandemia para cuidar da sua saúde e alimentação? Reservou um tempo para treinar no conforto do lar ou preparar refeições mais saudáveis? Conta para a gente nos comentários!

Compartilhe este conteúdo: